domingo, 15 de maio de 2011

Publicidade de Propaganda: o vídeo nas aulas de Língua Estrangeira

"A vida se aproxima da escola através do vídeo" (MORAN, 1995.p.29)
Gretel Eres Fernández (Coord.)
Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
Jefferson Januário dos Santos
Maria Eta Vieira
Simone Rinaldi



    O livro acima traz propostas de como trabalhar vídeos publicitários nas aulas de LE. Dentro dos itens propostos pelos autores, há um breve panorama histórico da propaganda e da publicidade, dentro e fora do Brasil, algumas características da  publicidade e propaganda em vídeo, além de especificidades sobre os gêneros propaganda e publicidade. Há também uma discussão sobre a importância da utilização do vídeo publicitário em sala de aula, inclusive com algumas citações de Moran (1995), como a seguinte: o vídeo deve ser usado em sala principalmente como elemento de sensibilização, para despertar a motivação, a curiosidade e o desejo de pesquisar os temas curriculares; como ilustração, para mostrar o que e como se fala, para compor cenários desconhecidos ou para situar os alunos no tempo e no espaço.
    Os autores entendem que uma das funções mais enriquecedoras do vídeo em sala de aula é a que Moran (1995) descreve como simulação. E afirmam que "no nosso caso – ensino de línguas estrangeiras (LEs) – essa simulação diz respeito a situações cotidianas vivenciadas por pessoas da sociedade cuja língua se quer aprender. E que, o uso do vídeo pode ainda incentivar a produção de outros materiais pelos próprios alunos, como forma de expressão".
    São apresentadas também as vantagens e desvantagens do uso do vídeo, e por fim algumas orientações para sua utilização, em que os autores propõem exemplos de 20 vídeos publicitários, que poderão ser usados em aulas de língua estrangeira, partindo da seguinte estrutura: identificação numérica e sequencial do vídeo, ficha com informações gerais, público alvo, nível de estudos requerido, duração aproximada da atividade, objetivos, conteúdos a serem desenvolvidos, conteúdos interdisciplinares, habilidades trabalhadas, disponível em, acesso em, duração do vídeo, tipo de vídeo, produto anunciado/tema, descrição do vídeo, transcrição literal dos textos. Para as etapas da proposta tem-se: atividades para antes durante e depois da projeção e avaliações.

Alguns itens dessa estrutura podem ser visualizados nas figuras abaixo:


O link para o vídeo proposto na atividade acima é: http://www.youtube.com/watch?v=P8pRQr_cyck&feature=related


O link para o vídeo proposto na atividade acima é: http://www.youtube.com/watch?v=V6pEG3kCm78

    Caso alguém tenha interesse em adquirir o livro, este está sendo vendido através do site de algumas editoras conforme links abaixo:




Para quem é da área da educação, e trabalha em escolas municipais ou estaduais, o livro foi distribuído para as bibliotecas das escolas e pode ser encontrado lá também!

(Luzia Antonelli Pivetta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário