terça-feira, 12 de julho de 2011

Interações sociais através das TICs: Uma análise sociolinguística dos Gêneros Textuais no ambiente virtual.

José Elias de Jesus

Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital” (MARCUSCHI, Luiz Antônio, 2002, 45 páginas), nos trás, na forma textual, a palestra proferida pelo autor na 50ª Reunião do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, realizado na USP em maio de 2002, abordando os impactos dos gêneros textuais, advindos com a massiva utilização das tecnologias digitais, na linguagem e no cotidiano social. O professor  Luiz Antônio Marcuschi, um linguista brasileiro, especializado em teoria e análise linguística, com várias obras publicadas neste campo do conhecimento, atualmente exerce a cátedra na Universidade Federal de Pernambuco, realizando pesquisas e divulgação científica acerca das nuances da linguística nas interações pessoais e sociais.
Nesta obra, Marcuschi analisa a influência das tecnologias digitais, em especial os gêneros textuais que emergiram nas últimas décadas no contexto da mídia virtual, notadamente a internet, na comunicação entre as pessoas, influenciando a análise de conceitos tradicionais e, até mesmo, o surgimento de novos conceitos em relação aos aspectos linguísticos da oralidade e da escrita, cunhando expressões como “discurso eletrônico” e “letramento digital”.
Nos dias atuais, quando dispomos de meios tecnológicos mais avançados e necessidades maiores de interatividade, Marcuschi analisa as interações pessoais e suas praticas discursivas, no contexto sociolingüístico, e seus gêneros textuais. Por conta destas inovações, o autor traça um paralelo entre aos chamados “gêneros emergentes” e os gêneros pré-existentes. As abordagens de Marcuschi nos ajudam a entender como estas práticas discursivas ocorrem e quais os efeitos das TICs sobre os gêneros textuais.
Alguns gêneros textuais relacionados com o ambiente de ensino e aprendizagem a distância – EaD, tal qual o “bate-papo educacional”, são amplamente analisados sob o aspecto de sua importância educacional. Ao abordar estes gêneros textuais do ambiente virtual, Marcuschi desenvolve uma série de questionamentos acerca da relação intrínseca das TICs e a linguística, num contexto de fala e escrita em um ambiente multimídia. Outras formas textuais, como wiki, blogs, fóruns, chat, etc., são referenciados pelo autor.
Este texto nos apresenta uma abordagem moderna, atual, interagindo com o pensamento de vários pesquisadores. O autor foca essencialmente a escrita, afirmando que “um fato é aqui inconteste: a Internet e todos os gêneros a ela ligados são eventos textuais fundamentalmente baseados na escrita”, mesmo se tratando das videoconferências (interação comunicativa, on line, onde os interlocutores se manifestam através de áudio e vídeo)”. Marcuschi crê que “entramos, pois, numa era em que a lingüística já se situa essencialmente como uma ciência que trata das práticas comunicativas, ou seja, vê como sua tarefa a análise da língua enquanto atividade interativa”.

Referências Bibliográficas:
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. Em: MARCUSCHI, L. A. & XAVIER, A. C. (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2004.

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